SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Confrontando o Desconforto: Uma Análise de Utilização de Grupos Focais em Assuntos SensíveisA Pessoa com Fratura da Extremidade Proximal do Fémur - A Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Prevenção do seu Declínio Funcional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

VERNASQUE, Juliana Ribeiro da Silva et al. Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa por meio da Gamificação Desenvolvida por Universitários: Relato de Experiência. NTQR [online]. 2023, vol.18, e900.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e900.

Introdução: A violência contra as pessoas idosas é um importante problema de saúde pública, visto que o desgate natural do corpo decorrente do processo de envelhecimento, as torna mais vulneráveis. Neste contexto, torna-se relevante sensibilizar a sociedade como um todo para o enfrentamento do problema, podendo ser utilizados games como estratégias educativas ativas para a abordagem da temática. Objetvo: Relatar a experiência de um grupo de universitários de diferentes áreas do conhecimento, no processo de Gamificação voltados para a prevenção de violência contra a pessoa idosa. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou da técnica de relato de experiência. Para sua organização, seguiram os seguintes passos: descrição do período temporal, do local, do eixo da experiência, tipo de vivência, público da ação interventiva, recursos, ações, instrumentos, critérios de análise e da eticidade. Foi desenvolvido em um Município de médio porte, envolvendo universitários de diversas áreas de formação, no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Resultados: Participaram da atividade 40 estudantes de diferentes áreas de formação, os quais foram divididos em seis pequenos grupos, após receberem instruções sobre a violência contra a pessoa idosa e gamificação por especialistas na temática. Foram elaboradas seis propostas de games, para serem desenvolvidas em diferentes cenários e atores. Conclusões: A Gamificação representa um potente instrumento para estimular e favorecer o desenvolvimento da capacidade de elaborar soluções passíveis, colaborando na abordagem de temáticas sensíveis, como é o caso da violência contra a pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, e conscientização e de aprendizagem significativa.

Palavras-chave : Idoso; Abuso de Idosos; Prevenção Primária; Gamificação; Aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )