SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A Pessoa com Fratura da Extremidade Proximal do Fémur - A Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Prevenção do seu Declínio FuncionalPercepción de la Comunicación Intraprofesional “A Pie de Cama”: Narrativa desde la Teoría del Cuidadode Jean Watson índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

NABAIS, Ana et al. Perioperatório da Pessoa Submetida a Artroplastia da Anca - Rapid Review sobre os Benefícios da Enfermagem de Reabilitação. NTQR [online]. 2023, vol.18, e861.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e861.

Introdução: A artroplastia da anca é uma das cirurgias ortopédicas mais comuns, sobretudo na população em idade mais avançada. A sua realização acontece sobretudo por existência de patologia osteoarticular - artrose da anca e frequentemente por fratura proximal do fémur. Objetivos: Conhecer e sumarizar o conhecimento existente relativamente ao benefício da intervenção da enfermagem de reabilitação no perioperatório da pessoa submetida a artroplastia da anca, afim de justificar a criação e implementação de programas de enfermagem de reabilitação no período perioperatório desta população. Métodos: Realizou-se uma Rapid Review seguindo as guidelines da Cochrane Collaboration`s. Definiu-se a seguinte questão de investigação, tendo por base o acrónimo PI(C)O: Quais os benefícios (Outcome) da intervenção do Enfermeiro Especialista de Reabilitação (EER) (Intervention) no período perioperatório da pessoa submetida a artroplastia da anca (Population)? Resultados: Foram selecionados doze estudos que apresentavam evidência pertinente. Nos estudos foi possível identificar várias intervenções de reabilitação que se encontram no âmbito das competências dos EER, nomeadamente: ensino pré-operatório e sessões de reabilitação motora, incluindo treino de Atividades de Vida Diária (AVD). Estas intervenções estão associadas a uma melhoria da funcionalidade, independência e aumento da força muscular. Promovem o conforto, diminuição da dor e rigidez articular e aumentam a capacidade para a realização das AVD. Aumentam também a qualidade de vida e satisfação com os cuidados de saúde, permitindo reduzir o tempo de recuperação e de internamento hospitalar. Conclusões: A evidência sugere que a existência de equipas de reabilitação no período perioperatório pode ser profícua, quer para os clientes submetidos a artroplastia da anca, quer para as entidades prestadoras de cuidados pelos benefícios de custo-efetividade.

Palabras clave : Enfermagem de Reabilitação; Reabilitação; Perioperatório; Artroplastia da Anca..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )