SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Discapacidad y Sexualidad desde una Perspectiva Decolonial. Elentos “Metodológicos” para su Análisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

CASTRO, Débora  y  FERNANDES, Sílvia. Hotelaria Sustentável na Região do Algarve: Uma Análise do Grau de Compromisso. NTQR [online]. 2024, vol.19, e847.  Epub 15-Feb-2024. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e847.

Este trabalho tem como objetivo analisar a sustentabilidade nos hotéis de 5 estrelas do Algarve, determinando como é que comunicam o seu comportamento sustentável nos seus websites, quais são as práticas mais adotadas e os principais motivadores/obstáculos. Foram analisados os websites e motores de reserva dos hotéis. E um questionário foi usado para recolher informações sobre as suas práticas sustentáveis. É possível perceber um pouco de comunicação sustentável nos sites desses hotéis. Essa percentagem é superior no motor Booking.com, um canal mais competitivo. As principais áreas de intervenção são a gestão de energia, gestão de água/resíduos e responsabilidade social. A maioria das práticas implementadas são as menos dispendiosas. E os principais impulsionadores são a responsabilidade ambiental, visão estratégica e ganho de eficiência. Embora o principal obstáculo referido seja o custo do investimento, a falta de pessoal qualificado e questões técnicas são outros constrangimentos. A dimensão “mais fraca” da tríade da sustentabilidade é a social (com resultados menores). E a mais limitante para se avançar na área é a económica, pela perceção de custos associados. O crescimento de novos negócios e empregos na área, bem como o uso de um relatório padronizado e de certificação, poderá superar os entraves.

Palabras clave : Hotelaria; Comunicação sustentável; Boas práticas; Fatores impulsionadores; Obstáculos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )