SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e os Fatores Que Influenciam a DenúnciaLa Gobernanza En La Actividad Turística: Una Revisión Sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Márcia Alves da. Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica com Mulheres Idosas Feministas do Brasil. NTQR [online]. 2024, vol.19, e866.  Epub 15-Fev-2024. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e866.

A pesquisa qualitativa com mulheres idosas militantes feministas é uma contribuição importante para a compreensão da historicidade da luta feminista e da realidade dessas mulheres. Seus resultados são relevantes não apenas para a academia, mas também para a sociedade como um todo, pois possibilitam a reflexão sobre as desigualdades sociais e a importância da luta pela igualdade de direitos para todas as mulheres. Dessa forma, essa escrita se refere a uma pesquisa realizada com mulheres ativistas feminista sem uma cidade do sul do Brasil, compreendendo essas mulheres como precursoras no fortalecimento político e democrático da luta por direitos das mulheres, em suas ações locais. As mulheres participantes são reconhecidas como protagonistas na construção do movimento feminista na cidade. A proposta da pesquisa narrativa (auto)biográfica foi a ferramenta metodológica adotada. Os resultados possibilitaram uma compreensão histórica do processo de construção do movimento feminista na cidade e região, a partir da construção de uma memória coletiva do movimento social. Os dados obtidos apontaram por uma semelhança do contexto local com o nacional, onde a luta contra a ditadura foi a pauta comum onde o movimento feminista surgiu. Mas também foi possível perceber especificidades locais que muito influenciaram na construção e consolidação do movimento social na cidade. Conclui-se que as narrativas (auto)biográficas foram uma oportunidade valiosa para conhecer a vivência e a luta dessas mulheres e para entender a importância da luta feminista para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Suas histórias são um testemunho da força e da coragem de mulheres e servem como inspiração para a continuidade do movimento.

Palavras-chave : Movimento Feminista; Mulheres idosas; Narrativas; Biografias..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )