SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número6Adequação da diversificação alimentar às recomendações da ESPGHAN numa comunidade europeia multicultural: A etnia tem importância? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

VELOSA, José et al. Guia Prático para a Terapêutica Antivírica da Hepatite C Crónica. GE Port J Gastroenterol [online]. 2014, vol.21, n.6, pp.221-230. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1016/j.jpge.2014.09.001.

A terapêutica antivírica da infecção pelo vírus da Hepatite C (VHC) está em acelerada transformação. A combinação de peginterferão e ribavirina, até aqui a regra do tratamento, está em vias de ser substituída por fármacos mais eficazes e melhor tolerados. Estes novos antivíricos de acção directa (AADs), incorporados em esquemas terapêuticos com ou sem interferão, curam a infecção em mais de 90% dos casos, mesmo em doentes antes considerados como difíceis de tratar, como são os cirróticos e os não responsivos. Os AADs permitem encurtar a duração do tratamento, melhorar a resposta virológica mantida (RVM), e são praticamente isentos de toxicidade. Com esta revisão pretendemos discutir o estado actual da terapêutica da hepatite C, descrevendo o mecanismo de acção dos novos fármacos, a eficácia dos diversos regimes terapêuticos, e os factores predizentes de resposta. A escolha do regime terapêutico dependerá das combinações disponíveis, devendo a estratégia de tratamento ter em conta o perfil clínico do doente, a eficácia e a segurança dos fármacos, bem como da política de reembolso adoptada.

Palabras clave : Hepatite crónica C; Peginterferão; Terapêutica tripla; Antivirais de acção directa, regimes sem interferão.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons