SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número6Doença Celíaca: O Que Sabemos em 2017Perfuração Gástrica Contida Associada a Terapêutica Anti-Angiogénica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

CARVALHO, Diana et al. Linfoma de Hodgkin em Doença de Crohn Medicada com Infliximab. GE Port J Gastroenterol [online]. 2017, vol.24, n.6, pp.279-284. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000455180.

Introdução: As doenças linfoproliferativas, em particular os linfomas não-Hodgkin e Hodgkin, são raras em doentes com doença inflamatória intestinal. O uso de tiopurinas e infecção pelo vírus Epstein-Barr são reconhecidos cofactores que podem aumentar a sua incidência. Outros factores de risco como a actividade da doença e o tratamento biológico são tema de discussão, não existindo dados suficientes na literatura para confirmar uma potencial associação. Métodos: Os autores descrevem um caso de linfoma Hodgkin num doente previamente medicado com azatioprina e em monoterapia de longa duração com infliximab. Conclusões: Este caso destaca a importância de reconhecer a possível ocorrência e/ou associação das doenças linfoproliferativas com a terapêutica com antifactor de necrose tumoral-α.

Palabras clave : Doenca de Hodgkin/induzida quimicamente; Doença de Crohn; Infliximab; Factor de necrose tumoral-α; Transtornos linfoproliferativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons