SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Fatores de Risco para a Pancreatite pós-Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica na Era da Indometacina: Um Estudo ProspetivoHepatotoxicidade induzida por carvedilol, uma causa rara de hepatite de padrão misto: um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

ROCHA, Anabela et al. Nutrição entérica pré-operatória e resultados pósoperatórios em adultos com doença de Crohn: revisão sistemática. GE Port J Gastroenterol [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.184-195. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000494674.

Introdução e objetivo: No adulto com doença de Crohn (DC) a nutrição entérica (NE) é aplicável como terapêutica da desnutrição ou como alternativa, menos eficaz, aos corticoides, para indução de remissão. O objetivo desta revisão é determinar se a NE pré-operatória tem impacto nas complicações pós-operatórias, seja pelo efeito nutricional seja pelo terapêutico. Sumário: Foi realizada uma revisão sistemática dos artigos de investigação que incluíssem doentes adultos submetidos a cirurgia abdominal por DC complicada, após NE, redigidos em inglês e publicados entre janeiro de 1990 e novembro de 2017. De 22 estudos foram selecionados quatro institucionais e retrospetivos de coorte, um de “fraca qualidade” e três de “pobre qualidade” pela “Newcastle-Ottawa Scale”. Nos estudos revistos foi utilizada NE exclusiva (NEE) já que, não intencionalmente, os estudos com NE suplementar reuniram critérios de exclusão. O pequeno número e a heterogeneidade dos estudos elegíveis impossibilitaram uma meta-análise. A NEE foi utilizada e bem tolerada em todos os estudos, e permitiu melhorar o estado global dos doentes e protelar ou mesmo evitar a cirurgia. Nos dois estudos com maior número de doentes, a NEE pré-operatória foi um fator independente contra deiscências de sutura e abcessos em 219 doentes, e contra complicações infeciosas intra-abdominais em 38. Em análise univariada também se verificou que, no maior estudo, a NEE aumentou o intervalo pré-operatório livre de imunossupressores e foi protetora contra deiscências anastomóticas, abscessos intra-abdominais, infeções da ferida operatória, ileus, estomas e reoperações; noutro estudo menores correlacionou-se com menos complicações infeciosas intra-abdominais. Mensagens-chave: Todos os estudos revistos são retrospetivos e, consequentemente, de relevância limitada. No entanto, todos chamam a atenção da comunidade científica para os potenciais benefícios da NEE pré-operatória nos resultados pós-operatórios dos adultos com DC e para a necessidade de estudos prospetivos multi-institucionais e de ensaios clínicos randomizados.

Palavras-chave : Doença de Crohn; Nutrição entérica; Adultos; Cirurgia; Pré-operatório; Pós-operatório; Morbilidade; Complicações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons