SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Nutrição entérica pré-operatória e resultados pósoperatórios em adultos com doença de Crohn: revisão sistemáticaHemorragia Gastrointestinal Recorrente por Lesões de Dieulafoy num Doente com Doença de von Willebrand Tipo 1: Uma Associação Rara índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

RUA, João et al. Hepatotoxicidade induzida por carvedilol, uma causa rara de hepatite de padrão misto: um caso clínico. GE Port J Gastroenterol [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.196-201. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000490205.

Introdução: A lesão hepática induzida por drogas é uma consequência cada vez mais prevalente da diversificação de armas terapêuticas disponíveis. São principalmente reacções idiossincráticas, com vários mecanismos possíveis e padrões de danos específicos de cada droga. O carvedilol, bloqueador alfa e beta não seletivo amplamente utilizado, leva, em casos muito raros, a lesão dos canalículos biliares por metabólitos tóxicos, resultando numa hepatite padrão misto com possível progressão a síndrome colestática crónica e potencialmente cirrose. Os autores relatam o segundo caso conhecido desta importante toxicidade. Caso clínico: Uma mulher idosa foi admitida na enfermaria de Medicina Interna para esclarecimento etiológico de uma hepatite de padrão misto. Esta investigação que incluiu uma extensa pesquisa de antecedentes, exclusão de causas estruturais, infecciosas e auto-imunes por análises sanguíneas e exames de imagem, levou ao diagnóstico de uma hepatite tóxica, confirmada por biópsia hepática com achados morfológicos de um padrão misto de lesão hepática. O carvedilol, introduzido 6 meses antes, foi considerado o agente causal dado ser a única substância com padrão clínico, temporal, analítico e histológico compatível. A retirada do medicamento resultou na reversão lenta das referidas anormalidades. Discussão: Em casos muito raros, o carvedilol pode causar toxicidade hepática importante sob a forma de síndrome colestástica crónica que pode evoluir até uma cirrose hepática. Deve ser tomado em consideração como potencial agente causal em casos semelhantes e retirado imediatamente após suspeita, sendo que a suspensão atempada resulta na reversão completa dos achados patológicos.

Palabras clave : Carvedilol; Hepatite tóxica; Hepatoxicidade por carvedilol; Hepatite de padrão misto; Síndrome colestático crónico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons