SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Hepatotoxicidade induzida por carvedilol, uma causa rara de hepatite de padrão misto: um caso clínicoDissecção Endoscópica da Submucosa pelo Método de Pocket para Assegurar Ressecção Curativa de Tumores Neuroendócrinos Retais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

CARDOSO, Mariana Ferreira et al. Hemorragia Gastrointestinal Recorrente por Lesões de Dieulafoy num Doente com Doença de von Willebrand Tipo 1: Uma Associação Rara. GE Port J Gastroenterol [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.202-206. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000490921.

A doença de von Willebrand é a perturbação hemorrágica hereditária mais frequente, afetando 0.6 a 1.3% da população. A hemorragia por angiectasias do tubo digestivo é uma complicação bem estabelecida desta doença. Contudo, o mesmo não é verdade para as lesões de Dieulafoy. Apresentamos o caso de um doente de 21 anos, melanodérmico, com doença de von Willebrand tipo 1 e dois internamentos prévios por anemia grave sem perdas hemáticas visíveis. Em ambos os episódios foram identificadas lesões de Dieulafoy que foram tratadas endoscopicamente, uma das quais no estômago e outra no duodeno. O doente foi admitido no serviço de urgência em Setembro de 2016 por quadro de tonturas e cansaço, novamente sem perdas visíveis. Apresentava-se hemodinamicamente estável e a avaliação laboratorial mostrou hemoglobina de 3.4 g/dL. Após transfusão de concentrados eritrocitários, terapêutica com ferro endovenoso e concentrados de fator de von Willebrand/fator VIII, foram realizadas endoscopia digestiva alta e colonoscopia, sem alterações. A enteroscopia por cápsula detetou a presença de sangue digerido e um coágulo fresco no jejuno proximal. A enteroscopia de pulsão identificou nessa topografia uma solução de continuidade da mucosa milimétrica sobre lesão vascular pulsátil procidente, compatível com lesão de Dieulafoy tipo 2b da Classificação de Yano-Yamamoto, que foi tratada eficazmente com adrenalina e dois hemoclips. Após 18 meses, o doente mantém-se clinicamente estável e com Hb 13.2 g/dL. Este é um caso particular de hemorragia gastrointestinal oculta recorrente por múltiplas lesões de Dieulafoy num jovem com doença de von Willebrand, sem outras patologias. Há três casos semelhantes descritos na literatura, sugerindo uma possível associação entre estas duas entidades.

Palabras clave : Doença de von Willebrand; Fator de von Willebrand; Lesão de Dieulafoy; Enteroscopia por cápsula; Enteroscopia de pulsão.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons