SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Abordagem diagnóstica e terapêutica da toxicidade gastrointestinal dos inibidores dos checkpoint imunológicosLinfoma T Hepatoesplénico: Uma Complicação Rara da Monoterapia com Tiopurinas na Doença de Crohn índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

LIMA, Sérgio; FARIA, Raquel  e  NERY, Filipe. Melhoria de vasculite do sistema nervoso central em doente com hepatite C após tratamento com antivíricos de ação direta. GE Port J Gastroenterol [online]. 2019, vol.26, n.4, pp.275-278. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000492066.

Introdução: A neurossarcoidose é uma manifestação rara da infeção por hepatite C, sobretudo associada a exposição prévia a esquemas com interferão. Apesar de estarmos numa nova era do tratamento da hepatite C, há ainda poucos dados em relação ao papel dos antivíricos de ação direta no tratamento das complicações extrahepáticas da doença, especialmente as raras, como a neurossarcoidose. Sumário: Apresentamos um caso raro de vasculite do Sistema nervoso central associada a elevação dos níveis de enzima conversora da angiotensina, documentação de RNA viral no líquido cefalo-raquidiano num doente com infeção crónica a hepatite C sem tratamentos prévios. O tratamento com antivíricos de ação direta melhorou todas as manifestações clínicas, incluindo redução dos níveis de ECA e de crioglobulinas. Mensagens: A neurossarcoidose é uma rara, mas bem reconhecida complicação da hepatite C, mesmo em doentes sem exposição prévia a interferão. Os agentes de ação direta podem ser úteis na gestão de ambas as doenças.

Palavras-chave : Hepatite C; Neurossarcoidose; Vasculite do sistema nervoso central; Antivíricos de ação direita; Crioglobulinemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons