SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Mesotelioma peritoneal maligno como causa rara de queixas dispépticas e ascite: Um desafio diagnóstico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

SANTOS, Ana Luísa et al. Uma causa rara de falência hepática aguda: metastização difusa de carcinoma de células de Merkel. GE Port J Gastroenterol [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.203-206. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000503150.

Os autores descrevem o caso de um homem de 76 anos, com carcinoma de células de Merkel (CCM) da pálpebra direita, admitido no Serviço de Urgência por dor abdominal no hipocôndrio direito, náuseas, astenia e colúria com 3 dias de evolução. Analiticamente, apresentava um padrão citocolestático e coagulopatia com prolongamento do tempo de protrombina. Durante o internamento, desenvolveu encefalopatia hepática, com agravamento clínico e analítico. Ecograficamente, verificou-se redução do calibre das veias heapticas, em aparente relação com compressão parenquimatosa. Foi realizada biópsia hepática que relevou infiltração extensa do parênquima hepático por uma neoplasia sólida compatível, imunohistoquimicamente, com metastização pelo CCM. Os autores reportam este caso clínico devido à raridade da sua apresentação, bem como para salientar o papel da biópsia hepática na abordagem dos casos de hepatite aguda.

Palavras-chave : Carcinoma neuroendócrino; Metastização hepática; Biópsia hepática; Falência hepática; Encefalopatia hepatica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons