SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Perspectiva do GRUPUGE: drenagem de coleções peripancreáticas guiada por ecoendoscopiaTransplante de microbiota fecal num doente infetado com microorganismos resistentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

USUY, Eduardo et al. Antibióticos para prevenir recidiva da hiperinsuflação de balão intragástrico ajustável: é possível manter o balão?. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.1, pp.52-55.  Epub 03-Nov-2021. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000507226.

A colocação de um balão intragástrico (BIG) desempenha um papel cada vez mais importante no tratamento da obesidade. Os autores descrevem os casos de duas doentes, com 34 e 62 anos de idade, que colocaram BIG Spatz3® para tratamento da obesidade. Dez a catorze semanas após as doentes apresentaram queixas de dor epigástrica, vómitos e distensão abdominal. Um abaulamento da parede abdominal superior era evidente no exame físico. A endoscopia digestiva alta confirmou a suspeita clínica de hiperinsuflação do BIG. Decidiu-se remover os 500 mL de solução salina com azul de metileno do balão. Durante o mesmo procedimento, o BIG foi preenchido com 500mL de nova solução salina, azul de metileno e antibiótico β-lactâmico empírico. O conteúdo extraído do BIG hiperinsuflado foi enviado para cultura microbiológica que foi positiva para Streptococcus viridans em um dos casos. No outro caso, o exame de cultura foi negativo e após oito semanas, a doente apresentou novamente hiperinsuflação do balão. Foi então decidido substituir o balão; o procedimento decorreu sem intercorrências. O conteúdo do BIG removido foi enviado para exames microbiológicos, tendo sido identificada colonização por Candida tropicalis. Esta é uma complicação rara, mas potencialmente grave, da colocação do BIG. Ensaios clínicos randomizados são necessários para esclarecer o papel dos antibióticos e antifúngicos na profilaxia primária e secundária contra a hiperinsuflação do BIG.

Palavras-chave : Endoscopia bariátrica; Balão intragástrico; Hiperinsuflação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )