SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Vigilância de displasia na doença inflamatória intestinal: estudo coorteO papel da ecoendoscopia no estadiamento do cancro do pâncreas na era da terapêutica neoadjuvante e da medicina personalizada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

MARQUES, Susana et al. Perspectiva Do GRUPUGE: Tatuagem Com Agulha Fina E Marcação Com Fiduciais Guiadas Por Ecoendoscopia No Cancro Do Pâncreas. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.2, pp.106-110.  Epub 20-Jan-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000509194.

Durante as duas últimas décadas, a ecoendoscopia tornou-se um procedimento importante para o diagnóstico e abordagem de diversas doenças pancreáticas, incluindo o cancro do pâncreas. Neste artigo são apresentadas duas técnicas guiadas por ecoendoscopia desenvolvidas recentemente na abordagem do cancro do pâncreas: tatuagem com agulha fina e marcação com fiduciais. A tatuagem pré-operatória com agulha fina guiada por ecoendoscopia de pequenos tumores pancreáticos ajuda na localização precisa destas lesões durante a cirurgia, potencialmente assegurando margens de resseção adequadas e preservando parênquima pancreático saudável. Nos doentes com cancro do pâncreas com indicação para radioterapia guiada por imagem, a marcação com fiduciais guiada por ecoendoscopia melhora a acuidade da radioterapia estereotáxica corporal na delineação do alvo. O hidrogel, um novo líquido injetável com visibilidade multimodal recentemente aprovado como marcador fiducial, está atualmente em investigação como um espaçador injetado por ecoendoscopia no cancro da cabeça do pâncreas para potencialmente reduzir a toxicidade da radioterapia estereotáxica corporal sobre a parede gastrointestinal. Neste artigo, o GRUPUGE apresenta uma perspetiva atualizada destas duas técnicas guiadas por ecoendoscopia, abordando as suas atuais aplicações clínicas e aspetos técnicos e analisando os dados existentes sobre a sua eficácia e segurança.

Palavras-chave : Tatuagem com agulha fina guiada por ecoendoscopia; Marcação com fiduciais guiada por ecoendoscopia; Injeção de hidrogel guiada por ecoendoscopia; Cancro do pâncreas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )