SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Apresentação nodular de Linfoma hepático primário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

LOURENCO, Ana Luísa; DIAS, João Lopes; MARQUES, Joana  e  BERNARDINO, Vera. Esteatonecrose mesentérica encapsulada num doente com síndrome antifosfolipídico: um caso raro. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.2, pp.139-143.  Epub 20-Jan-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000507939.

Introdução:

A gordura intra-abdominal, sendo um tecido metabolicamente ativo, pode sofrer necrose por torsão, enfarte ou trauma. Na maioria dos casos a esteatonecrose é assintomática podendo, no entanto, cursar com dor abdominal.

Apresentação do Caso:

Este artigo descreve o caso de um doente do sexo masculino que recorreu ao serviço de urgência por dor abdominal generalizada com um mês de evolução. O doente tinha síndrome antifosfolipídico e antecedentes de eventos trombóticos e vasculite dos membros inferiores, atualmente sob terapêutica anticoagulante. Estudos imagiológicos por tomografia computorizada e ressonância magnética revelaram uma massa mesentérica adjacente a ansas de íleon. O doente foi submetido a uma resseção cirúrgica e a análise microscópica demonstrou extensas áreas de esteatonecrose em organização, com paniculite reativa e hemorragia.

Discussão e Conclusão:

Este artigo descreve um caso raro de esteatonecrose mesentérica encapsulada num doente com síndrome antifosfolipídico, com localização e apresentação imagiológica muito atípicas.

Palavras-chave : Esteatonecrose intra-abdominal; Paniculite; Síndrome antifosfolipídico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )