SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Diâmetro da baínha do nervo óptico na falência hepática aguda: um estudo coorte prospectivoO impacto dos recentes avanços na aquisição de tecido guiada por ecoendoscopia na abordagem do cancro do pâncreas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

NUNES, Nuno et al. PERSPECTIVA DO GRUPUGE: Drenagem biliar guiada por ecoendoscopia. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.3, pp.179-184.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510026.

A drenagem biliar guiada por ecoendoscopia é uma alternativa à drenagem percutânea ou cirúrgica em casos de obstrução biliar, quando a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) falha. Esta poderá ser realizada através de diversas técnicas, incluindo a hepatogastrostomia, colocação de prótese transpapilar por via anterógrada, coledocoduodenostomia e técnica de rendez-vous. Recentemente, têm sido reportadas elevadas taxas de sucesso técnico e clínico, assim como uma menor taxa de efeitos adversos, em relação com o aumento da experiência local e desenvolvimento de dispositivos especializados. No presente artigo, o GRUPUGE apresenta uma perspetiva atual do potencial papel da drenagem biliar guiada por ecoendoscopia, focando aspetos relativos à seleção dos doentes, questões técnicas dos vários procedimentos disponíveis e analisando dados emergentes relativos à sua segurança e eficácia.

Palabras clave : Ecoendoscopia; Obstrução biliar; Drenagem biliar; Hepatogastrostomia; Coledocoduodenostomia; Técnica de rendez-vous; Drenagem da vesícula biliar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )