SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Strongyloides stercoralis Gastric Ulcer: A Rare Cause of Upper Gastrointestinal BleedingThe Coronavirus Chasm in Inflammatory Bowel Disease: Report of Patient-Centered Care at a Hospital in Northern Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545On-line version ISSN 2387-1954

Abstract

ALCAZAR, María del Mar Díaz et al. S. stercoralis com envolvimento gastroduodenal complicado com SIADH: um diagnóstico incomum a considerar em doentes imunocomprometidos com vómitos e eosinofilia. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.279-283.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000514015.

Strongyloides stercoralis é um nematódo intestinal que coloniza e se reproduz na mucosa do intestino delgado proximal. A infeção em hospedeiros imunocompetentes é auto-limitada mas em doentes imunocomprometidos pode ter um curso complicado e causar hiperinfeção. Apresentamos um caso de uma mulher de 60 anos que é admitida devido a uma exacerbação de uma púrpura trombocitopénica trombótica adquirida com necessidade de altas doses de corticoides. A doente inicia quadro de pirose persistente, náuseas, vómitos e intolerância alimentar. Faz-se o diagnóstico de síndrome de secreção inapropriada de hormona antidiurética (SIADH). A endoscopia digestiva alta evidencia mucosa gástrica e duodenal com edema e eritema, para além de erosões e pregas espessadas duodenais. O TC e a enteroRMN mostram dilatação duodenal e alterações inflamatórias. A histologia mostra S. stercoralis a colonizar a mucosa do antro e duodeno. O S. stercolaris é um parasita humano, endémico em regiões tropicais e subtropicais. Tem um ciclo de vida complexo já que completa o seu ciclo todo dentro do organismo humano: penetra pela pele, migra para os pulmões e atinge o trato gastrointestinal. Os sítios mais afetados são o duodeno e o jejuno proximal. O ciclo de vida envolve autoinfeção na mucosa intestinal ou pele perianal, especialmente em doentes imunocomprometidos, com a imunodepressão podendo levar a síndrome de hiperinfeção e doença disseminada. Contudo, o envolvi mento gástrico é raramente descrito. O SIADH tem sido relacionado com o síndrome de hiperinfeção, contudo, o seu mecanismo não é claro. O relativo inespecífico quadro clínico e alterações imagiológicas, assim como a baixa sensibilidade dos testes de parasitas de rotina atrasam e fazem o diagnóstico desafiante.

Keywords : Strongyloides stercoralis; Sindrome de hiperinfeção; Hiperemese; Mucosa gástrica; Sindrome de secreção inapropriada de hormona antidiurética.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )