SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Úlcera Gástrica por Strongyloides stercoralis: Uma Causa Rara de Hemorragia Digestiva AltaO abismo do Coronavírus na Doença Intestinal Inflamatória: Experiência de um Hospital no Norte de Portugal em cuidados centrados no doente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

ALCAZAR, María del Mar Díaz et al. S. stercoralis com envolvimento gastroduodenal complicado com SIADH: um diagnóstico incomum a considerar em doentes imunocomprometidos com vómitos e eosinofilia. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.279-283.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000514015.

Strongyloides stercoralis é um nematódo intestinal que coloniza e se reproduz na mucosa do intestino delgado proximal. A infeção em hospedeiros imunocompetentes é auto-limitada mas em doentes imunocomprometidos pode ter um curso complicado e causar hiperinfeção. Apresentamos um caso de uma mulher de 60 anos que é admitida devido a uma exacerbação de uma púrpura trombocitopénica trombótica adquirida com necessidade de altas doses de corticoides. A doente inicia quadro de pirose persistente, náuseas, vómitos e intolerância alimentar. Faz-se o diagnóstico de síndrome de secreção inapropriada de hormona antidiurética (SIADH). A endoscopia digestiva alta evidencia mucosa gástrica e duodenal com edema e eritema, para além de erosões e pregas espessadas duodenais. O TC e a enteroRMN mostram dilatação duodenal e alterações inflamatórias. A histologia mostra S. stercoralis a colonizar a mucosa do antro e duodeno. O S. stercolaris é um parasita humano, endémico em regiões tropicais e subtropicais. Tem um ciclo de vida complexo já que completa o seu ciclo todo dentro do organismo humano: penetra pela pele, migra para os pulmões e atinge o trato gastrointestinal. Os sítios mais afetados são o duodeno e o jejuno proximal. O ciclo de vida envolve autoinfeção na mucosa intestinal ou pele perianal, especialmente em doentes imunocomprometidos, com a imunodepressão podendo levar a síndrome de hiperinfeção e doença disseminada. Contudo, o envolvi mento gástrico é raramente descrito. O SIADH tem sido relacionado com o síndrome de hiperinfeção, contudo, o seu mecanismo não é claro. O relativo inespecífico quadro clínico e alterações imagiológicas, assim como a baixa sensibilidade dos testes de parasitas de rotina atrasam e fazem o diagnóstico desafiante.

Palabras clave : Strongyloides stercoralis; Sindrome de hiperinfeção; Hiperemese; Mucosa gástrica; Sindrome de secreção inapropriada de hormona antidiurética.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )