SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4S. stercoralis com envolvimento gastroduodenal complicado com SIADH: um diagnóstico incomum a considerar em doentes imunocomprometidos com vómitos e eosinofiliaO papel da oxigenoterapia hiperbárica nas úlceras retais secundárias à terapêutica com árgon-plasma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

LAGO, Paula et al. O abismo do Coronavírus na Doença Intestinal Inflamatória: Experiência de um Hospital no Norte de Portugal em cuidados centrados no doente. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.284-287.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510578.

Introdução:

Os cuidados centrados no doente são uma intenção de quase todas as declarações de missão de um hospital. No entanto, nem sempre são colocados em prática. A doença por COVID-19 trouxe novos desafios, mesmo para os hospitais mais bem organizados e com sistemas de saúde desenvolvidos. Métodos: Na atual pandemia COVID-19, os doentes com doença intestinal inflamatória (DII), têm um risco potencialmente maior de complicações desta doença infeciosa, quer pelo uso de tratamentos imunossupressores e/ou biológicos, quer pela natureza crónica da doença, que evolui com agudizações, que frequentemente requerem cuidados urgentes e, às vezes, hospitalização. Os doentes sob biológicos intravenosos (IV) necessitam de recorrer ao hospital para infusão programada. Discussão: Em hospitais como o nosso, onde doentes com COVID-19 são recebidos e tratados, a organização de “circuitos limpos” é essencial para minimizar os riscos de infeção em doentes não-COVID-19, nomeadamente nas unidades de infusão de biológicos. No nosso Hospital, a unidade de infusão localiza-se dentro do Departamento de Gastrenterologia, o que em circunstâncias normais é muito vantajoso para os doentes, mas não o foi no contexto da atual pandemia. O nosso objetivo, num momento de profunda mudança da atividade da Gastrenterologia e num Departamento com aumento diário do número de doentes COVID-19, foi o de maximizar a adesão aos tratamentos biológicos IV e a sua segurança clínica. Conclusão: Para isso iniciamos um programa proactivo de teste a COVID-19, nos doentes com DII, sob biológicos IV, e mudamos a unidade de infusão para uma Instituição “COVID free,” mantendo a habitual orientação destes doentes pela equipe diferenciada de DII do nosso Serviço. O objetivo deste trabalho é mostrar que, com uma estratégia de cuidados centrados no doente, foi possível atingir níveis elevados de adesão à terapêutica, de conforto e satisfação.

Palabras clave : COVID-19; Doença intestinal inflamatória; Cuidados centrados no doente.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )