SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4O abismo do Coronavírus na Doença Intestinal Inflamatória: Experiência de um Hospital no Norte de Portugal em cuidados centrados no doente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

LARANJO, Ana et al. O papel da oxigenoterapia hiperbárica nas úlceras retais secundárias à terapêutica com árgon-plasma. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.288-291.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510792.

A proctite rádica crónica desenvolve-se habitualmente 3 meses após radioterapia. Não obstante a ausência de recomendações em relação ao tratamento desta patologia, a terapêutica endoscópica com árgon-plasma é segura e eficaz. Contudo, as úlceras retais são uma complicação frequente, apesar da maioria dos doentes serem assintomáticos e não requerem vigilância e/ou tratamento. Os autores apresentam um caso clínico de um doente com o diagnóstico de proctite rádica crónica, submetido a terapêutica com árgon-plasma com posterior desenvolvimento de úlcera retal refratária a tratamento médico conservador. O doente foi submetido a oxigenoterapia hiperbárica com resolução completa da úlcera retal. De acordo com a literatura, a oxigenoterapia hiperbárica apresenta eficácia na proctite rádica crónica grave e nas úlceras retais induzidas por radioterapia. Contudo, a utilização da oxigenoterapia hiperbárica nas úlceras retais secundárias a terapêutica com árgon-plasma ainda não foi descrita. Neste caso, a oxigenoterapia hiperbárica foi uma opção terapêutica eficaz, podendo ser considerada nas úlceras retais refratárias secundárias a terapêutica com árgon-plasma.

Palavras-chave : Árgon-plasma; Proctite rádica crónica; Oxigenoterapia hiperbárica; Úlceras retais secundárias ao árgon-plasma.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )