SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5Tumores Neuroendócrinos do Trato Gastrointestinal: Revisão e Abordagem Prática Para GastrenterologistasProctite infeciosa em doente com colite ulcerosa: a importância do diagnóstico diferencial preciso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

NAIR, Sujit Padmanabhan et al. A “cauda inata”: uma causa incomum de retorragia num homem. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.5, pp.349-353.  Epub 20-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510783.

Hamartomas císticos retrorretais ou “tailgut cysts” são lesões congénitas pouco frequentes que se originam do intestino posterior embrionário e que se apresentam como massas pré-sagradas. São comumente diagnosticados em mulheres de meia-idade. Os médicos devem ter um elevado grau de suspeição para diagnosticar este tumor raro. Relatamos um caso de um hamartoma retrorretal num homem com 70 anos de idade que se apresentou com retorragias e não com os sintomas mais comuns de obstrução. A utilidade dos exames de imagem e a grande importância da histopatologia foi demonstrada neste caso. A modalidade terapêutica adoptada foi a excisão cirúrgica para prevenir uma transformação maligna potencial.

Palabras clave : Hamartoma retrorretal; Cisto intestinal; Cisto de duplicação retal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )