SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5A “cauda inata”: uma causa incomum de retorragia num homemCarcinoma hepatocelular com metastização auricular: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

SARAIVA, Miguel Mascarenhas; RIBEIRO, Tiago Filipe  e  MACEDO, Guilherme. Proctite infeciosa em doente com colite ulcerosa: a importância do diagnóstico diferencial preciso. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.5, pp.354-359.  Epub 20-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510784.

Os autores descrevem o caso de um indivíduo do sexo masculino, com infeção pelo vírus da imunodeficiência humana, admitido por agudização de colite ulcerosa. O doente descreve prática de sexo anal desprotegido. No serviço de urgência apresentava-se com queixas de diarreia sanguinolenta, tenesmo, falsas vontades e perda recente de peso. Do estudo efetuado, analiticamente apresentava-se com anemia ligeira de novo, e com elevação ligeira dos parâmetros inflamatórios. A retossigmoidoscopia flexível realizada apresentava disrupção do normal padrão vascular, edema, eritema, exsudação e ulceração superficial do reto distal. Foram realizadas biópsias das lesões que demonstraram sinais de proctite crónica com atividade ligeira a moderada. Atendendo à gravidade do quadro, o doente iniciou corticoterapia endovenosa, porém sem resolução dos sintomas. Uma avaliação microbiológica extensa permitiu a identificação de diversos agentes com potencial para causar proctite infeciosa: citomegalovírus, Chlamydia trachomatise Blastocystis hominis. Este caso realça a importância do estudo microbiológico, a suportar uma história clínica detalhada, em doentes que se apresentam com sintomatologia sugestiva de exacerbação de doença inflamatória intestinal.

Palavras-chave : Blastocystis hominis; Colite ulcerosa; Citomegalovírus; Proctite infeciosa; Linfogranuloma venéreo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )