SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6O Retrato Atual Da Hemorragia Digestiva Alta NãoHipertensiva Num Centro Terciário PortuguêsPainel Multi-gene em Gastrenterologia: estamos prontos para os resultados? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

ZULLO, Angelo et al. Existirá um limite de idade ideal para identificação de metaplasia intestinal na mucosa gástrica em populações Ocidentais?. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.6, pp.398-402.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516008.

Introdução:

Como os programas de rastreio de cancro gástrico não se aplicam em populações Ocidentais, a identificação e vigilância de lesões gástricas pré-mali gnas, como a metaplasia intestinal (MI) extensa, são valiosas ao aumentar o diagnóstico de cancro em estadios precoces. Neste estudo, investigamos se existe um limite de idade ideal para detetar metaplasia intestinal num país Europeu. Métodos: Fizemos uma análise post-hoc de dados reunidos prospectivamente de um estudo de base nacional que incluiu doentes consecutivos com idade entre 50 e 65 anos que fizeram endoscopia digestiva alta com colheita protocolada de 5 biopsias gástricas. A presença de MI extensa (antro e corpo) foi avaliada. Resultados: A prevalência de MI extensa foi significativamente superior nos doentes com 60-65 anos, com uma probabilidade 2.28 vezes aumentada quando comparado com doentes mais jovens. Nenhum dos outros potenciais fatores (sexo, indice massa corporal, hábitos tabágicos, história familiar 1º grau de cancro gástrico e sintomas) se revelou como um fator predictor independente de MI extensa gástrica. Conclusão: Na decisão de rastreio ocasional de cancro gástrico em populações Ocidentais a escolha do intervalo de idade de 60-65 anos pode ser apropriada, permitindo a deteção de uma prevalência significativamente alta de MI extensa, justificando vigilância programada.

Palabras clave : Metaplasia intestinal; Cancro gástrico; Rastreio; Endoscopia; Idade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )