SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6Existirá um limite de idade ideal para identificação de metaplasia intestinal na mucosa gástrica em populações Ocidentais?Hepatotoxicidade induzida pelo Vedolizumab índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545versión On-line ISSN 2387-1954

Resumen

PEREIRA, Flávio; TEIXEIRA, Manuel R.; RIBEIRO, Mário Dinis  y  BRANDAO, Catarina. Painel Multi-gene em Gastrenterologia: estamos prontos para os resultados?. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.6, pp.403-409.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000513966.

O estudo genético tem como objetivo identificar indivíduos em risco de cancro hereditário. Na última década, verificou-se um aumento significativo do número de genes analisados devido ao surgimento de painéis de sequenciação multi-gene. Neste sentido, os médicos podem ser confrontados com resultados genéticos para os quais não há orientações de manejo ou seguimento, apesar de progressos na compreensão da relevância clínica dessas variantes genéticas. Nesta revisão de literatura, discutimos as vantagens e desvantagens dos testes de sequenciação multi-gene e apresentamos um resumo das recomendações disponíveis relativas à orientação dos portadores de variantes genéticas patogénicas.

Palabras clave : Panéis multi-gene; Risco de cancro gastrointestinal; Cancro hereditário; Aconselhamento genético.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )