SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6Painel Multi-gene em Gastrenterologia: estamos prontos para os resultados?Perfuração rectal por balloon spacer: uma causa rara de perfuração com resolução endoscópica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

SARAIVA, Miguel Mascarenhas et al. Hepatotoxicidade induzida pelo Vedolizumab. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.6, pp.410-415.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000511644.

A hepatotoxicidade induzida por fármacos é uma causa importante de lesão hepática aguda. As terapêuticas imunomoduladoras, como o vedolizumab (VDZ), são cada vez mais utilizadas para o tratamento de diversas patologias, particularmente a doença inflamatória do intestino. Vários estudos comprovaram o perfil de segurança favorável do VDZ. Até à data, apenas foi relatado um caso de hepatotoxicidade atribuída ao VDZ em estudos de farmacovigilância pós comercialização. Os autores apresentam o caso de uma mulher de 41 anos, seguida em Gastrenterologia por colite ulcerosa (CU) e hepatite autoimune (HAI). A doença hepática desta doente encontrava-se eficazmente controlada com corticoterapia em baixa dose (prednisolona 10 mg). Concomitantemente, a terapêutica dirigida à CU incluía salicilatos (messalazina 3 g/dia) e budesonido (9 mg/dia) orais. Por apresentar CU não controlada com o esquema referido, iniciou VDZ. Duas semanas após a primeira infusão de VDZ, a doente desenvolve manifestações clínicas e analíticas compatíveis com quadro de hepatite. Do estudo etiológico realizado, nenhuma causa foi identificada como responsável pela lesão hepatocelular. Foi realizada uma biópsia hepática que corroborou o diagnóstico de hepatite tóxica a sobrepor-se a características de doença hepática crónica. A terapêutica com VDZ foi interrompida e a doente apresentou recuperação de valores normais do perfil hepático durante as semanas que se sucederam. Com este trabalho, os autores expõem o primeiro caso pós-comercialização de lesão hepatocelular em provável relação com VDZ.

Palavras-chave : Vedolizumab; Lesão hepática aguda; Hepatotoxicidade; Lesão hepática induzida por fármacos; Doença inflamatória intestinal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )