SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6Perfuração rectal por balloon spacer: uma causa rara de perfuração com resolução endoscópicaNecrosectomia retroperitoneal endoscópica para uma necrose pancreática infectada com a utilização de uma prótese metálica auto-expansível índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545versão On-line ISSN 2387-1954

Resumo

NOGUEIRA, João Machado; FONSECA, Inês  e  DUARTE, Marco. Síndrome hiperemética dos Canabinóides: um caso clínico de uma patologia subdiagnosticada. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.6, pp.420-424.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000512088.

A Síndrome Hiperemética dos Canabinóides cursa com crises episódicas de náuseas, vómitos e dor abdominal que acometem consumidores crónicos de cannabis. O quadro clínico mimetiza o de um abdómen agudo, condicionando habitualmente múltiplas avaliações no Serviço de Urgência (SU) que levam à realização de vários exames complementares de diagnóstico (ECD), cujos resultados tendem a ser inespecíficos, dificultando o diagnóstico diferencial. Apresentamos o caso de um homem de 42 anos de idade, sem antecedentes psiquiátricos conhecidos, que nos últimos 3 meses foi admitido por múltiplas vezes no SU Hospitalar por dor abdominal, náuseas e vómitos aliviados com banhos de água quente. Vários exames auxiliares de diagnóstico e avaliação por diferentes especialidades foram realizados, sem que se obtivesse um diagnóstico definitivo. A terapêutica sintomática instituída resultou apenas numa resolução parcial e transitória dos sintomas. Uma história clínica mais detalhada revelou um consumo de cannabis há mais de 5 anos, com incremento recente da quantidade consumida. Após psicoeducação ao doente, explicando os riscos do consumo de canabinóides e a sua relação com a sintomatologia apresentada resultou na suspensão completa no consumo de cannabis, não se tendo verificado novos episódios sintomáticos desde então. Este é um caso ilustrativo de uma entidade clínica recente, cuja prevalência está a aumentar, tendo em conta o aumento do consumo de cannabis. A adequada identificação desta patologia é fundamental para um tratamento adequado e eficaz, evitando o uso desnecessário de métodos complementares de diagnóstico e medicação.

Palavras-chave : Cannabis; Canabinóides; Hiperémese; Vómitos cíclicos; Caso-clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )