SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Variação nos cuidados da falência hepática aguda: um inquérito a profissionais de cuidados intensivosHemocromatose e Xeroderma Pigmentosum: dois vizinhos (in)suspeitos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

CORREIA, Catarina; ALMEIDA, Nuno  y  FIGUEIREDO, Pedro. Rastreio da infeção por SARS-CoV-2 pré-procedimentos - análise de um centro terciário. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.31-37.  Epub 19-Jul-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516912.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de infeção assintomática por COVID-19 em pacientes submetidos a procedimentos endoscópicos num hospital terciário. Os resultados permitem prever a magnitude dos casos que este serviço poderá testemunhar nos próximos meses e assim planear ações futuras.

Métodos:

Estudo retrospetivo realizado no serviço de Gastroenterologia de um centro terciário, de 15 de outubro de 2020 a 15 de novembro de 2020. Nesta instituição todos os pacientes propostos para procedimentos endoscópicos sob sedação profunda devem ser submetidos a RT-PCR para deteção de SARS-CoV-2. Esses resultados foram analisados.

Resultados:

No período de um mês, foram realizados 833 procedimentos em 833 pacientes admitidos na unidade de endoscopia. Destes 167 (20%) foram submetidos à realização de zaragatoa nasal para deteção de SARS-CoV-2. Apenas um (0,6%) foi positivo para a infeção e seu procedimento foi adiado. Este paciente RT-PCR positivo era assintomático para infeção por COVID-19 no momento da triagem pré-procedimento, não teve contatos positivos para COVID-19 e não realizou nenhuma viagem para fora do país.

Conclusão:

Verificamos que a proporção de pacientes propostos para intervenção endoscópica portadores assintomáticos de SARS-CoV-2 foi baixa. Porém, apenas um quinto dos pacientes foi testado e considerando a proporção de 0.6% é razoável considerar que pode ocorrer exposição de profissionais de saúde e outros pacientes. Portanto, todas as medidas de prevenção devem ser rigorosamente seguidas. No entanto, o custo-benefício de uma política universal de testes deve ser comprovado.

Palabras clave : Infecção por SARS-CoV-2; Rastreio; Gastrenterologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )