SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Diagnosis of MALT Lymphoma from Surveillance Endoscopy of a Patient with a CDH1 Gene Germline Mutation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

LEAL, Tiago et al. Colite por co-infeção Citomegalovirus e Herpes simplex tipo 2 como complicação de episódio inaugural de DII. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.56-60.  Epub July 19, 2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000514715.

Introdução:

A Colite Ulcerosa pode apresentar-se de forma aguda em até 15% dos casos, com necessidade de internamento hospitalar. Na agudização severa de Colite Ulcerosa refractária a corticoterapia deve ser excluída a infeção por Citomegalovirus (CMV), dado tratar-se de uma causa frequente de doença refractária. A colite por Herpes simplex é mais rara nos doentes com Colite Ulcerosa e associa-se frequentemente a imunossupressão.

Descrição do caso:

Relata-se a apresentação inaugural de Colite Ulcerosa complicada por co-infeção por CMV e herpes simplex tipo 2. Após terapêutica prolongada com corticoides sistémicos, foi diagnosticada colite tanto por CMV como Herpes simplex. Apesar de tratamento antivírico, foi necessária colectomia por perfuração cólica.

Discussão/Conclusão:

Este caso sublinha a importância de um alto grau de suspeição para infeções oportunistas em doentes com doença refractária a corticóide/imunomoduladores, mesmo na primeira agudização.

Keywords : Doença inflamatória intestinal; Citomegalovirus; Vírus herpes simplex; Infeções oportunistas; Colectomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )