SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Como é que o risco do paciente pode ditar o timing da endoscopia na hemorragia digestiva alta? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

TAHER, Mohamed Yousri; EL-HADIDI, Abeer; EL-SHENDIDI, Assem  y  SEDKY, Ahmed. CD163 solúvel para a predição de varizes esofágicas de alto risco e hemorragia digestiva varicosa em doentes com cirrose hepática. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.6-19.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516913.

Introdução:

A ativação dos macrófagos hepáticos na doença hepática está patogenicamente relacionada com a hipertensão portal (HP). O CD163 solúvel (sCD163) é libertado no sangue por macrófagos ativados e pode predizer a progressão da HP de forma não invasiva. Este estudo foi desenhado para investigar a relação do sCD163 ao grau e risco hemorrágico por varizes esofágicas (VE) e o seu papel da predição na hemorragia varicosa (HV).

Métodos:

Estudo incluiu doentes cirróticos divididos em três grupos: doentes com hemorragia digestiva alta aguda (HDA) por VE, doentes sem história de HDA mas com VE comprovadas endoscopicamente e doentes sem evidência de VE. O grau, sinais de risco e estigmas hemorrágicos das varizes foram avaliados simultaneamente com a medição sérica da concentração de sCD163.

Resultados:

A concentração sérica de sCD163 apresentou um aumento significativo nos doentes cirróticos comparados com os indivíduos saudáveis (>4 mg/L) previu de forma significativa VE grandes e de alto-risco (AUC = 0.910 e AUC = 0.939 respectivamente) e o risco index-hemorrágico (AUC = 0.977). O valor cut-off de sCD163 sérico >4.05 mg/L discriminou de forma modesta VE sangrantes daquelas que nunca sangraram (AUC = 0.811).

Conclusões:

Os níveis de sCD163 sérico predizem com acuidade VE grandes e de alto-risco e podem ajudar a planear a profilaxia primária. Contudo, apenas modestamente identificaram a ocorrência de HV, sendo a endoscopia necessária para fazer um diagnóstico definitivo.

Palabras clave : CD163 solúvel; Hipertensão portal; Varizes esofágicas; Hemorragia varicosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )