SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2How Can Patient’s Risk Dictate the Timing of Endoscopy in Upper Gastrointestinal Bleeding?Celiac Disease Revisited author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

BLANCO-VELASCO, Gerardo et al. Avaliação do papel de uma segunda avaliação dos registos de endoscopia por cápsula para melhorar o rendimento diagnóstico e o manejo dos doentes. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.30-34.  Epub Sep 15, 2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516947.

Introdução:

O rendimento diagnóstico (DY) da enteroscopia por cápsula (SBCE) varia consideravelmente de acordo com as suas indicações. Foram estudadas algumas estratégias para melhorar o DY, com resultados variados. O objetivo deste estudo é avaliar se uma segunda leitura de registos de enteroscopia por cápsula por um segundo endoscopista pode melhorar o DY e alterar o manejo dos doentes.

Métodos:

100 SBCE realizadas por indicações variadas, previamente avaliadas por um endoscopista, foram rea valiadas por um segundo endoscopista cego para a primeira leitura. Na presença de resultados discordantes nas 2 leituras, as imagens foram discutidas pelos 2 endoscopistas, e por um terceiro na ausência de consenso entre os 2 primeiros. Todos os endoscopistas são experientes na leitura de SBCE (>50 SBCE/ano). Os achados foram categorizados em positivos (lesões vasculares, úlceras e tumores), equívocos (erosões e pontos vermelhos) e negativos. Foi avaliada a concordância inter-observador e o aumento do DY, bem como a percentagem de falsos negativos da primeira avaliação.

Resultados:

As indicações para SBCE foram hemorragia do intestino delgado (SBB) em 48 casos, doença de Crohn (CD) em 30 e outras causas (anemia por défice de ferro, pesquisa de tumores do intestino delgado e diarreia) em 22. A concordância inter-observador foi substancial (k = 0.79). Os achados da primeira avaliação foram positivos em 60%, equívocos em 20% e negativos em 20%, enquanto na segunda avaliação foram positivos em 66%, equívocos em 18% e negativos em 16%. O aumento de DY foi de 6% com a segunda leitura (p = 0.38), sendo 6.3% para SBB, 4.4% para CD e 9.2% para outras indicações, resultando numa alteração no manejo de 4% dos doentes. Foram identificados falsos negativos na primeira avaliação em 4% das SBCE.

Conclusão:

A segunda avaliação dos registos de SBCE identificou patologia significativa previamente não identificada, resultando num aumento não significativo de 6% do DY e numa alteração no manejo de 4% dos doentes.

Keywords : Endoscopia por cápsula; Hemorragia do intestino delgado; Doença de Crohn.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )