SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Como é que o risco do paciente pode ditar o timing da endoscopia na hemorragia digestiva alta?Doença celíaca revisitada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

BLANCO-VELASCO, Gerardo et al. Avaliação do papel de uma segunda avaliação dos registos de endoscopia por cápsula para melhorar o rendimento diagnóstico e o manejo dos doentes. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.30-34.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516947.

Introdução:

O rendimento diagnóstico (DY) da enteroscopia por cápsula (SBCE) varia consideravelmente de acordo com as suas indicações. Foram estudadas algumas estratégias para melhorar o DY, com resultados variados. O objetivo deste estudo é avaliar se uma segunda leitura de registos de enteroscopia por cápsula por um segundo endoscopista pode melhorar o DY e alterar o manejo dos doentes.

Métodos:

100 SBCE realizadas por indicações variadas, previamente avaliadas por um endoscopista, foram rea valiadas por um segundo endoscopista cego para a primeira leitura. Na presença de resultados discordantes nas 2 leituras, as imagens foram discutidas pelos 2 endoscopistas, e por um terceiro na ausência de consenso entre os 2 primeiros. Todos os endoscopistas são experientes na leitura de SBCE (>50 SBCE/ano). Os achados foram categorizados em positivos (lesões vasculares, úlceras e tumores), equívocos (erosões e pontos vermelhos) e negativos. Foi avaliada a concordância inter-observador e o aumento do DY, bem como a percentagem de falsos negativos da primeira avaliação.

Resultados:

As indicações para SBCE foram hemorragia do intestino delgado (SBB) em 48 casos, doença de Crohn (CD) em 30 e outras causas (anemia por défice de ferro, pesquisa de tumores do intestino delgado e diarreia) em 22. A concordância inter-observador foi substancial (k = 0.79). Os achados da primeira avaliação foram positivos em 60%, equívocos em 20% e negativos em 20%, enquanto na segunda avaliação foram positivos em 66%, equívocos em 18% e negativos em 16%. O aumento de DY foi de 6% com a segunda leitura (p = 0.38), sendo 6.3% para SBB, 4.4% para CD e 9.2% para outras indicações, resultando numa alteração no manejo de 4% dos doentes. Foram identificados falsos negativos na primeira avaliação em 4% das SBCE.

Conclusão:

A segunda avaliação dos registos de SBCE identificou patologia significativa previamente não identificada, resultando num aumento não significativo de 6% do DY e numa alteração no manejo de 4% dos doentes.

Palabras clave : Endoscopia por cápsula; Hemorragia do intestino delgado; Doença de Crohn.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )