SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Doença celíaca revisitadaTofacitinib: uma opção na colite ulcerosa aguda grave? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

DIAS, Emanuel et al. Trombose da veia porta, esplénica e mesentérica superior como forma de apresentação de mielofibrose primária em estadio pré-fibrótico: descrição de um caso e revisão da literatura. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.49-55.  Epub 15-Set-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000514658.

Introdução:

As neoplasias mieloproliferativas constituem a causa mais comum de trombose venosa esplâncnica na ausência de cirrose hepatica ou neoplasia regional.

Descrição do caso:

Um homem de 31 anos apresentou-se no Serviço de Urgência com dor epigástrica associada a trombocitose ligeira e elevação das transamínases, desidrogenase láctica e proteína C-reactiva. Em tomografia computorizada abdominal com contraste, foi identificada trombose venosa esplâncnica envolvendo a veia porta, esplénica e mesentérica superior, sem sinais de doença hepática crónica. Foi de imediato iniciada anticoagulação com varfarina. Da investigação etiológica, destaca-se a presença da mutação JAK2 V617F e medula óssea hipercelular com aumento das contagens de células mielóides e megacariócitos atípicos, consistente com mielofibrose primária em estadio pré-fibrótico. Não se identificaram distúrbios pro-trombóticos concomitantes.

Discussão:

Apresenta-se um raro caso de trombose da veia porta, esplénica e mesentérica superior, demonstrando que as neoplasias mieloproliferativas podem apresentar-se sob a forma de trombose venosa esplâncnica extensa, mesmo em estadios precoces e na ausência de distúrbios pro-trombóticos concomitantes. A presença da mutação JAK2 é um importante factor de risco pro-trombótico que pode por si só contribuir para a formação de tromboses venosas extensas.

Palavras-chave : Neoplasia mieloproliferativa; Mielofibrose primária; Trombose da veia porta; Trombose venosa esplâncnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )