SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Tofacitinib: uma opção na colite ulcerosa aguda grave? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

DA SILVA, Raphael José et al. Uma rara apresentação de neoplasia sólida pseudopapilar do pâncreas. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.59-62.  Epub 15-Set-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000514783.

Neoplasias sólidas pseudopapilares (NSP) são raras e re presentam uma minoria de todos os tumores císticos do pâncreas. Os sintomas, se presentes, geralmente são in específicos e a hemorragia gastrointestinal superior é extremamente incomum como apresentação inicial. Uma mulher de 31 anos sem história médica prévia apresentava a três semanas dor epigástrica, a qual ela relatava como persistente, exacerbada pela alimentação e acompanhada de astenia progressiva, fadiga e dispneia aos esforços. Além disso, um mês antes, ela teve dois episódios de melenas. Ao exame físico havia palidez cutânea, sem outras alterações. Através da investigação diagnóstica, uma esofagogastroduodenoscopia mostrou uma úlcera gigante no bulbo duodenal e a suspeita de um orifício fistuloso localizado na parede posterior do bulbo duodenal. Adicionalmente, um abaulamento sobre o bulbo duodenal, sugestivo de uma compressão extrínsica, foi notado. A tomografia computadorizada de abdome e a imagem de ressonância magnética mostraram uma lesão mista de aparência sólida e cística na cabeça do pâncreas, em proximidade direta com o duodeno, a qual continha uma imagem compatível com uma fístula. A paciente foi submetida a pancreaticoduodenectomia com sucesso. A histopatologia, incluindo análise microscópica e imunohistoquímica, foi compatível com NSP do pâncreas. Este caso enfatiza que a avaliação dos pacientes, que apresentam hemorragia gastrointestinal superior devido à úlcera duodenal gigante e um efeito de massa extrínseco notado sobre o duodeno, deve incluir imagem abdominal. Neste caso, o achado de uma grande massa pancreática sólida e cística bem encapsulada na imagem abdominal, sugeria o diagnóstico de uma neoplasia pancreática, incluindo a NSP.

Palavras-chave : Sangramento gastrointestinal superior; Neoplasia pancreática cística; Neoplasia sólida pseudopapilar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )