SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Solid Pseudopapillary Neoplasm of the Pancreas: Unfolding an Intriguing ConditionUtility of the Novel SpyGlassTM DS II System and Laser Lithotripsy for Choledocholithiasis in Pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

GOMES, Ana Catarina Ribeiro et al. Impacto da pandemia COVID-19 na atividade nos departamentos de gastrenterologia - a perspectiva nacional do gastrenterologista e o real impacto num centro Português. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.13-21.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516962.

Resumo

Introdução:

As sociedades de Gastroenterologia criaram recomendações de modo a reduzir a exposição não necessária ao vírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). O nosso objetivo é avaliar a perspectiva nacional dos gastroenterologistas sobre o impacto da COVID-19 e avaliar o impacto da reorganização do nosso serviço de Gastroenterologia durante a pandemia.

Métodos:

Para o 1° objetivo, um inquérito online foi disponibilizado aos gastroenterologistas de todo o país. Para o 2° objetivo, os autores realizaram uma análise dos procedimentos endoscópicos do serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) entre 16 de Março e 8 de Maio durante os anos de 2019 e 2020.

Resultados:

67 gastroenterologistas responderam o inquérito. Destes, 14.9% eram internos. 86.6% trabalharam num hospital com doentes com COVID-19, e 16.4% dos médicos prestavam cuidados a esses doentes. Todos os departamentos sofreram alterações. 90% dos internos referiram que a atividade tinha sido alterada. 94% dos médicos afirmaram que os procedimentos endoscópicos não-essenciais foram adiados. 85.1% mantinham algumas consultas médicas presenciais, 88.1% estavam a realizar consultas não presenciais, e 11.9% não tinham nenhum tipo de consulta. No nosso serviço, o número de procedimentos endoscópicos diminui em 73.1% de 2019 para 2020. Em 2020, a proporção de procedimentos endoscópicos de urgência foi superior em relação a 2019.

Conclusão:

A pandemia da COVID-19 conduziu a alterações importantes dentro das atividades da Gastroenterologia em Portugal, e os serviços de Gastroenterologia mostraram cumprir as recomendações. Além disso, os gastroenterologistas portugueses acreditam que a diminuição da atividade endoscópica dos internos pode comprometer a sua futura formação. O serviço de gastroenterologia do CHVNG/E mostrou uma redução significativa do número de procedimentos endoscópicos.

Keywords : Pandemia COVID-19; Serviços de gastroenterologia; Endoscopia; Formação médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )