SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Papel da ecografia da parede digestiva na avaliação da recorrência pós-cirúrgica na Doença de Crohn: correlação com os achados endoscópicosFalência Hepática Aguda em Idade Pediátrica na Doença de Células Falciformes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

SILVA, Vítor Macedo et al. Ulcerações multifocais do colon: uma apresentação atípica de linfoma de tecido linfóide associado à mucosa (MALT). GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.37-41.  Epub 02-Jan-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000515466.

Introdução:

O linfoma de tecido linfoide associado à mucosa (MALT) é relativamente incomum, representando 5% de todos os linfomas não-Hodgkin. O local de envolvimento extra-nodal mais comum é o trato gastrointestinal, com a maioria dos casos a afetar o estômago (até 75% de todos os linfomas de MALT gastrointestinais). O envolvimento primário do cólon ocorre apenas em 2.5% dos doentes, sendo mais comummente observado como lesão polipoide única em avaliação endoscópica.

Apresentação de caso:

Apresentamos o caso de uma mulher de 61 anos, cuja colonoscopia após pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva evidenciou lesões pseudo-polipoides superficialmente erosionadas no cólon ascendente proximal e no ângulo hepático. A análise histológica (microscópica e imunohistoquímica) de ambas as lesões foi concordante e compatível com linfoma de MALT. A tomografia computorizada de estadiamento revelou lesões nodulares pulmonares concomitantes, a maior localizada no lobo superior esquerdo com cerca de 34 mm. Devido ao estado disseminado da doença, a doente foi proposta para terapêutica sistémica com bendamustina e rituximab. À data de submissão deste caso, a doente continuava assintomática e sob tratamento com quimioterapia.

Conclusão:

Com este caso clínico pretendemos salientar a diversidade de apresentações possíveis no linfoma de MALT, bem como as suas localizações mais atípicas para as quais todos os gastroenterologistas devem estar atentos e com baixo limiar de suspeição.

Palavras-chave : Linfoma; MALT; Neoplasias do cólon; Colonoscopia; Oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )