SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Ulcerações multifocais do colon: uma apresentação atípica de linfoma de tecido linfóide associado à mucosa (MALT)Estimulação Percutânea do Nervo Tibial na Dor Anal Crónica Pós-Cirúrgica - Caso Clínico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

RODRIGUES, Luís; ALMEIDA, Sofia; SALGADO, Catarina  y  GONCALVES, Cristina. Falência Hepática Aguda em Idade Pediátrica na Doença de Células Falciformes. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.42-46.  Epub 02-Ene-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000515469.

Introdução:

A colestase intra-hepática falciforme (CIHF) é uma das manifestações hepáticas agudas mais raras e graves da doença de células falciformes (DCF), que pode progredir rapidamente para falência hepática aguda. Associa-se a uma elevada taxa de mortalidade, que exige identificação e intervenção imediatas.

Caso clínico:

Descreve-se o caso de um rapaz de 7 anos com DCF, homozigótico para a HbS, que recorreu ao serviço de urgência por febre, dor abdominal de agravamento progressivo e icterícia. Verificou-se evolução para lesão hepática aguda (AST 9,472 UI/L, ALT 2,683 UI/L, bilirrubina total 15.4 mg/dL; bilirrubina conjugada 8.69 mg/dL, hipoalbuminemia 2.6 g/dL, hipoglicemia persistente), com falência hepática aguda (coagulopatia não corrigida por administração de vitamina K com INR 3.26, diminuição dos fatores V 10% e VII 28%, assim como encefalopatia grau I (critérios de West Haven) e hiperamoniemia ligeira 71 µmol/L). Após exclusão de outras etiologias de falência hepática aguda, o doente foi diagnosticado com CIHF e realiza-da exsanguineo-transfusão manual, com sucesso.

Discussão/Conclusão:

Este caso reforça que a exsanguineo-transfusão é uma terapêutica eficaz na CIHF, que deve ser instituída precocemente para prevenir falência hepática fulminante e potencialmente fatal.

Palabras clave : Falência hepática aguda; Exsanguineotransfusão; Colestase intrahepática; Pediatria; Doença de células falciformes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )