SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Falência Hepática Aguda em Idade Pediátrica na Doença de Células FalciformesCancro colo-rectal agressivo após tratamento do vedolizumab num doente com doença inflamatória do intestino: Um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

PACHECO, Marta et al. Estimulação Percutânea do Nervo Tibial na Dor Anal Crónica Pós-Cirúrgica - Caso Clínico. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.47-52.  Epub 02-Jan-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000515655.

Introdução:

A dor anorectal é um sintoma com um impacto negativo na qualidade de vida, podendo, por vezes, desenvolver-se numa síndrome de dor crónica. A dor anorectal de etiologia estrutural trata-se de acordo com a patologia subjacente. No entanto, em situações de dor crónica pós-cirúrgica refratária a abordagens terapêuticas convencionais, a estimulação percutânea do nervo tibial (percutaneous tibial nerve stimulation - PTNS) é uma opção de tratamento. A PTNS é uma técnica de neuroestimulação, estando descritos benefícios da sua aplicação no tratamento da urgência, frequência, incontinência e retenção urinária. Evidência crescente mostra, ainda, resultados promissores noutras condições, como a dor crónica pélvica e a incontinência fecal.

Caso Clínico:

Descrevemos um caso de uma mulher de 45 anos, com dor crónica anorectal pós-cirúrgica tratada com PTNS. Ao longo do período de seguimento, a doente reportou uma diminuição consistente e significativa na frequência e na intensidade da dor, tal como avaliado pelo Brief Pain Inventory (BPI). Adicionalmente, foi notória uma melhoria significativa de parâmetros relacionados com a qualidade de vida, avaliados pelos questionários BPI e EQ-5D-3L.

Discussão:

A evidência atual mostra que técnicas baseadas em neuromodulação têm sido eficazes no tratamento da dor anorectal, apesar dos estudos com PTNS ainda serem escassos. O nervo tibial é uma estrutura facilmente acessível e constitui um local óptimo para aplicação de neuroestimulação. A PTNS é uma opção terapêutica pouco invasiva, que não necessita de idas ao bloco operatório, nem de apoio de anestesia. O benefício observado do uso da PTNS neste caso sugere uma nova área de estudo e de potencial aplicabilidade para a técnica.

Palavras-chave : Dor crónica anorectal; Dor pós-cirúrgica; Neuromodulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )