SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Adenoma Recurrence after Endoscopic Piecemeal Mucosal Resection of Colorectal Flat Lesions: Applicability of the Sydney EMR Recurrence Tool in a Non-Tertiary CentreLymphogranuloma Venereum-Associated Proctitis Mimicking a Malignant Rectal Neoplasia: Searching for Diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

PIMENTEL, Raquel et al. Peritonite bacteriana espontânea em doentes cirróticos - uma mudança do padrão microbiológico? Uma análise retrospetiva. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.4, pp.34-44.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518585.

Introdução:

Na última década assistiu-se a uma mudança no padrão microbiológico da peritonite bacteriana espontânea (PBE), com aumento da incidência de bactérias gram-positivas e multirresistentes. Uma vigilância sistemática do cenário microbiológico e da resistência antibiótica é crucial para o sucesso do tratamento da PBE. O principal objetivo deste estudo foi avaliar o perfil microbiológico e os padrões de resistência antibiótica dos agentes bacterianos responsáveis pelos casos de PBE numa coorte portuguesa de doentes cirróticos, de modo a permitir uma seleção mais apropriada da antibioterapia empírica.

Métodos:

Estudo retrospetivo unicêntrico, que incluiu 63 doentes adultos cirróticos com PBE cultura-positiva. A identificação dos doentes foi efetuada a partir da base de dados eletrónica do centro hospitalar, pesquisando todos os internamentos por PBE (contagem de neutrófilos no líquido ascítico ≥250/mm3) entre 1 janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017. Foram aplicados como critérios de exclusão: cultura de líquido ascítico negativa, peritonite secundária, diálise peritoneal, transplante hepático ou imunodeficiência. O local de aquisição da PBE foi classificado como nosocomial se diagnóstico após as primeiras 48 horas de hospitalização, e não-nosocomial se diagnóstico nas primeiras 48 horas. Multirresistência foi definida como resistência adquirida a pelo menos um agente em três ou mais categorias antimicrobianas. A análise estatística foi efetuada com recurso ao software IBM SPSS Statistics versão 22 (IBM, New York, USA).

Resultados:

A coorte incluiu 53 (84.1%) doentes cirróticos do género masculino. A idade média dos doentes foi de 60.6 ± 11.2 anos. O álcool constituiu a etiologia mais comum (88.9%) e a maioria dos doentes apresentava uma cirrose em estadio avançado (87.1%, Child-C). As bactérias gram-negativas revelaram-se ligeiramente mais frequentes que as gram-positivas (56.9 vs. 43.1%). Escherichia coli foi o microrganismo mais frequente (33.8%). Dezanove (31.7%) das bactérias isoladas foram classificadas como multirresistentes. As resistências às cefalosporinas de terceira-geração, às quinolonas, à piperacilina-tazobactam e aos carbapenemes foram de 31.7, 35, 26.7 e 18.3%, respetivamente. A taxa de bactérias gram-positivas foi similar entre PBE nosocomial e não-nosocomial (45 vs. 42.2%; p = 0.835). As bactérias multirresistentes foram mais frequentes no grupo nosocomial (50 vs. 23.8%; p = 0.046). A resistência às cefalosporinas de terceira-geração (50 vs. 23.8%; p = 0.046), à piperacilina-tazobactam (44.4 vs. 19.1%; p = 0.041) e aos carbapenemes (33.3 vs. 11.9%; p = 0.049) foi significativamente superior nas infeções nosocomiais. A resistência à antibioterapia empírica de primeira linha ocorreu em 29.3% dos doentes, sendo mais frequente no grupo nosocomial (44.4 vs. 22.5%; p = 0.089).

Conclusão:

Apesar de as bactérias gram-negativas constituírem, nesta coorte, a maioria dos microrganismos responsáveis pela PBE, os nossos resultados enfatizam a mudança na etiologia microbiológica da PBE, na medida em que, quase metade dos microrganismos isolados foram gram-positivos. A emergência de bactérias resistentes aos antibióticos empíricos tradicionalmente recomendados sublinha a importância de basear esta escolha nos dados locais sobre flora bacteriana e susceptibilidade antibiótica, permitindo uma escolha mais racional e um uso bem-sucedido dos antibióticos.

Keywords : Antibióticos; Microbiologia; Peritonite bacteriana espontânea.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )