SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Proctite por linfogranuloma venéreo mimetizando uma neoplasia maligna do reto: procurar para diagnosticarExplorando as manifestações do “Grande Imitador”: um caso clínico de hepatite sifilítica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

MATOS, Andreia Carvalho de et al. Hepatite autoimune e doença pulmonar intersticial induzidas por nitrofurantoína. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.4, pp.51-57.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516940.

Os antibióticos são causas conhecidas de reações adversas, mas o envolvimento multiorgânico associado à sintomatologia inespecífica pode conduzir ao atraso diagnóstico. Devido às potenciais toxinas concomitantemente em circulação, é muitas vezes difícil estabelecer uma correlação definitiva entre cada toxina e os seus efeitos. Este artigo salienta um caso incomum de hepatite autoimune e fibrose pulmonar induzidas pela nitrofurantoína e que cumpre critérios definitivos de diagnóstico, apresentando-se dados histológicos, imagiológicos e imunológicos da toxicidade induzida pela nitrofurantoína. O caso ocorre numa mulher de 68 anos de idade, com toma prolongada de nitrofurantoína como profilaxia de infeção urinária, e que se apresenta com dispneia de esforço progressiva e icterícia. O artigo faz ainda uma revisão de casos semelhantes publicados.

Palavras-chave : Hepatite autoimmune; Toxicidade a nitrofurantoína; Doença pulmonar intersticial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )