SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Hepatite autoimune e doença pulmonar intersticial induzidas por nitrofurantoínaSíndrome de Dorfman-Chanarin: uma causa rara de doença hepática gorda dismetabólica associada a homozigotia da mutação nonsense c.934C>T (p.R312*) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

NEVES, João A. Cunha; ROSEIRA, Joana; SOUSA, Helena Tavares de  e  MACHADO, Rui. Explorando as manifestações do “Grande Imitador”: um caso clínico de hepatite sifilítica. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.4, pp.58-61.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000516944.

Introdução:

A sífilis é uma infeção crónica provocada pelo Treponema pallidum. As manifestações desta doença são vastas e a hepatite sifilítica é uma forma de sífilis secundária raramente descrita.

Caso Clínico:

Apresentamos o caso de um doente de 63 anos com icterícia de agravamento progressivo, rash maculopapular e desconforto perianal. O exame proctológico complementado por anuscopia revelou uma região perianal cinzenta-esbranquiçada com grânulos pálidos milimétricos ao longo do canal anal. Testes de função hepática revelaram um padrão misto e o Venereal Disease Research Laboratory, T. pallidum hemagglutination assay e IgM fluorescent treponemal antibody absorbance foram positivos. O doente foi tratado com sucesso com uma dose única de penicilina G.

Discussão/Conclusão:

São raros os casos de hepatite sifilítica descritos na literatura. Sífilis secundária com hepatite ligeira raramente conduz a citólise hepática e icterícia. Muitos dos sinais de sífilis secundária, incluindo a hepatite sifilítica, parecem estar associados a respostas imunitárias iniciadas durante o período de infeção precoce. Ao longo das últimas décadas, têm surgido evidências crescentes sobre a importância das respostas imunes inata e adaptativa na patogénese da sífilis. Este caso clínico descreve uma entidade nosológica que deve ser considerada em doentes em risco de contraírem doenças sexualmente transmissíveis, que se apresentem com desconforto intestinal ou disfunção hepática, visto tratar-se de uma condição tratável e totalmente reversível.

Palavras-chave : Sífilis; Treponema pallidum; Hepatite sifilítica; Sífilis secundária; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )