SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número5Inflammatory Bowel Disease Patients’ Perspectives during COVID-19 Pandemic: Results from a Portuguese SurveyTratamento endoscópico de uma fístula pancreatopleural idiopática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

GOMES, Catarina et al. Achado do intestino delgado inesperado na hemorragia gastrointestinal obscura manifesta em doente com neurofibromatose tipo 1 e Doença de Crohn. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.5, pp.50-53.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518326.

Os tumores do estroma gastrointestinal (GIST) são as neoplasias mesenquimatosas que mais frequentemente afetam o trato gastrointestinal, e o intestino delgado é a segunda localização mais comum. Aproximadamente 5% dos GIST não são esporádicos e estão associados a uma síndrome autossómica dominante familiar, como a neurofibromatose tipo 1 (NF1). A hemorragia gastrointestinal é uma apresentação habitual dos GIST, e as lesões subepiteliais podem ser detectadas através da cápsula endoscópica devido à procidência luminal com ulceração subjacente em alguns casos. O nosso caso clínico enfatiza a importância da investigação do intestino delgado numa doente com doença de Crohn e NF1 que apresentou uma hemorragia gastrointestinal.

Palabras clave : do estroma gastrointestinal; Doença de Crohn; Neurofibromatose tipo 1; Hemorragia gastrointestinal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )