SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue5Endoscopic Treatment of an Idiopathic Pancreaticopleural Fistula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

CAMPOS, Sara Teles de et al. Abordagem endoscópica de quistos de duplicação duodenal sintomáticos: a propósito de dois casos clínicos. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.5, pp.58-63.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518586.

Introdução:

Os quistos de duplicação duodenais (QDD) são anomalias congénitas raras que tipicamente se manifestam durante a infância. As manifestações clínicas são pouco frequentes em adultos. Os QDD eram classicamente tratados cirurgicamente, mas o tratamento endoscópico tem sido crescentemente reportado. A marsupialização endoscópica do quisto estabelece uma comunicação entre a cavidade do quisto e o lúmen duodenal, permitindo que o conteúdo do quisto drene continuamente para o duodeno. Reportamos 2 casos de QDD diagnosticados em adultos e submetidos a marsupialização endoscópica, utilizando diferentes técnicas e dispositivos.

Casos clínicos:

Caso 1: Doente do sexo feminino, 23 anos, internada por pancreatite aguda. Por ecoendoscopia documentou-se lesão subepitelial duodenal com 35 mm com limite proximal imediatamente distal à ampola de Vater, preenchida por líquido e calcificações. Usando um duodenoscópio, foi feita marsupialização da lesão com ansa diatérmica. Histologia confirmou o diagnóstico de QDD. Caso 2: Doente do sexo feminino, 41 anos, submetida a colecistectomia laparoscópica 1 mês antes por suspeita de pancreatite aguda litiásica, foi internada por suspeita de fístula biliar iatrogénica. Por CPRE confirmou-se fuga biliar que foi tratada. Imediatamente distal ao orifício papilar, foi também detetada uma lesão subepitelial com 20 mm. Uma pinça de biopsia foi usada para fenestrar a sua parede, permitindo a saída de fluido mucoso e cálculos e um esfincterótomo foi usado para expandir a incisão. Não se registou recorrência em nenhum dos casos.

Conclusão:

Estes casos destacam os QDD como causa potencial de pancreatite aguda em adultos e a endoscopia como possível opção terapêutica.

Keywords : Quistos de duplicação duodenal; Pancreatite; Marsupialização endoscópica; Ecoendoscopia; Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )