SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número5Tratamento endoscópico de uma fístula pancreatopleural idiopática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

CAMPOS, Sara Teles de et al. Abordagem endoscópica de quistos de duplicação duodenal sintomáticos: a propósito de dois casos clínicos. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.5, pp.58-63.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518586.

Introdução:

Os quistos de duplicação duodenais (QDD) são anomalias congénitas raras que tipicamente se manifestam durante a infância. As manifestações clínicas são pouco frequentes em adultos. Os QDD eram classicamente tratados cirurgicamente, mas o tratamento endoscópico tem sido crescentemente reportado. A marsupialização endoscópica do quisto estabelece uma comunicação entre a cavidade do quisto e o lúmen duodenal, permitindo que o conteúdo do quisto drene continuamente para o duodeno. Reportamos 2 casos de QDD diagnosticados em adultos e submetidos a marsupialização endoscópica, utilizando diferentes técnicas e dispositivos.

Casos clínicos:

Caso 1: Doente do sexo feminino, 23 anos, internada por pancreatite aguda. Por ecoendoscopia documentou-se lesão subepitelial duodenal com 35 mm com limite proximal imediatamente distal à ampola de Vater, preenchida por líquido e calcificações. Usando um duodenoscópio, foi feita marsupialização da lesão com ansa diatérmica. Histologia confirmou o diagnóstico de QDD. Caso 2: Doente do sexo feminino, 41 anos, submetida a colecistectomia laparoscópica 1 mês antes por suspeita de pancreatite aguda litiásica, foi internada por suspeita de fístula biliar iatrogénica. Por CPRE confirmou-se fuga biliar que foi tratada. Imediatamente distal ao orifício papilar, foi também detetada uma lesão subepitelial com 20 mm. Uma pinça de biopsia foi usada para fenestrar a sua parede, permitindo a saída de fluido mucoso e cálculos e um esfincterótomo foi usado para expandir a incisão. Não se registou recorrência em nenhum dos casos.

Conclusão:

Estes casos destacam os QDD como causa potencial de pancreatite aguda em adultos e a endoscopia como possível opção terapêutica.

Palavras-chave : Quistos de duplicação duodenal; Pancreatite; Marsupialização endoscópica; Ecoendoscopia; Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )