SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6The Impact of a Structured Virtual Reality Simulation Training Curriculum for Novice Endoscopists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

MORATO, Rita; TOME, Luís; DINIS-RIBEIRO, Mário  and  ROLANDA, Carla. Treino de competências em endoscopia: o impacto dos exercícios virtuais na colonoscopia de simulação. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.4-14.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000520237.

Resumo

Introdução:

Um estudo anterior sugeriu que o treino psicomotor melhora o desempenho em colonoscopia. Desde então, outros exercícios virtuais foram incluídos na nova geração do simulador GI Mentor®. De forma a oti mizar o programa de treino em colonoscopia procurou-se determinar o impacto de três exercícios virtuais nas competências de colonoscopia simulada.

Métodos:

Estudo prospetivo e randomizado. Dezanove internos completaram um questionário pré-treino e uma colonoscopia, tendo sido depois randomizados: Grupo de Estudo (n = 10) que realizou três exercícios (Endobubble I, Navigation I, Mucosal Evaluation I) até atingir o nível expert e Grupo Controlo (n = 9). Posteriormente, ambos os grupos realizaram dez repetições de um caso de colonoscopia simulada e um caso de avaliação final. As curvas de aprendizagem e a transferência de competências foram avaliadas com quatro métricas: superfície da mucosa examinada (%), tempo para atingir o cego (s), taxa de eficiência (%) e tempo que o doente teve dor (%). Adicionalmente, avaliou-se a validade do constructo para os novos exercícios.

Resultados:

Foi confirmada a validade do constructo no Endobubble I e verificada no Navigation I (os experts foram mais rápidos do que os formandos; 5 vs. 7 s, p = 0.040), mas não no Mucosal Evaluation I. Analisando as curvas de aprendizagem e o desempenho nas 10 repetições, o Grupo de Estudo atingiu mais rapidamente o cego (278 vs. 356 s, p = 0.035) e apresentou uma taxa de eficiência mais elevada (83% vs. 75%, p = 0.019). Na transferência, o Grupo Controlo demonstrou uma degradação significativa no tempo para atingir o cego (241 vs. 292 s, p = 0.021) e na % de tempo que o doente teve dor (6% vs. 9%, p = 0.021). O desempenho do Grupo de Estudo apresentou uma menor variabilidade interquartil.

Conclusão:

O treino psicomotor teve um impacto significativo na aquisição e assimilação homogénea de competências em colonoscopia. Os exercícios Endobubble I e Navigation I devem ser considerados nos programas de treino em simulador para iniciados.

Keywords : Colonoscopia; Aptidões psicomotoras; Treino; Competência; Educação médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )