SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número6Impacto de um programa de treino estruturado com endoscopia de simulação para iniciados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

MORATO, Rita; TOME, Luís; DINIS-RIBEIRO, Mário  y  ROLANDA, Carla. Treino de competências em endoscopia: o impacto dos exercícios virtuais na colonoscopia de simulação. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.4-14.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000520237.

Resumo

Introdução:

Um estudo anterior sugeriu que o treino psicomotor melhora o desempenho em colonoscopia. Desde então, outros exercícios virtuais foram incluídos na nova geração do simulador GI Mentor®. De forma a oti mizar o programa de treino em colonoscopia procurou-se determinar o impacto de três exercícios virtuais nas competências de colonoscopia simulada.

Métodos:

Estudo prospetivo e randomizado. Dezanove internos completaram um questionário pré-treino e uma colonoscopia, tendo sido depois randomizados: Grupo de Estudo (n = 10) que realizou três exercícios (Endobubble I, Navigation I, Mucosal Evaluation I) até atingir o nível expert e Grupo Controlo (n = 9). Posteriormente, ambos os grupos realizaram dez repetições de um caso de colonoscopia simulada e um caso de avaliação final. As curvas de aprendizagem e a transferência de competências foram avaliadas com quatro métricas: superfície da mucosa examinada (%), tempo para atingir o cego (s), taxa de eficiência (%) e tempo que o doente teve dor (%). Adicionalmente, avaliou-se a validade do constructo para os novos exercícios.

Resultados:

Foi confirmada a validade do constructo no Endobubble I e verificada no Navigation I (os experts foram mais rápidos do que os formandos; 5 vs. 7 s, p = 0.040), mas não no Mucosal Evaluation I. Analisando as curvas de aprendizagem e o desempenho nas 10 repetições, o Grupo de Estudo atingiu mais rapidamente o cego (278 vs. 356 s, p = 0.035) e apresentou uma taxa de eficiência mais elevada (83% vs. 75%, p = 0.019). Na transferência, o Grupo Controlo demonstrou uma degradação significativa no tempo para atingir o cego (241 vs. 292 s, p = 0.021) e na % de tempo que o doente teve dor (6% vs. 9%, p = 0.021). O desempenho do Grupo de Estudo apresentou uma menor variabilidade interquartil.

Conclusão:

O treino psicomotor teve um impacto significativo na aquisição e assimilação homogénea de competências em colonoscopia. Os exercícios Endobubble I e Navigation I devem ser considerados nos programas de treino em simulador para iniciados.

Palabras clave : Colonoscopia; Aptidões psicomotoras; Treino; Competência; Educação médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )