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GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

MENDES, Sofia Silva; AREIA, Miguel; RIBEIRO, Mário Dinis  e  ROLANDA, Carla. Impacto de um programa de treino estruturado com endoscopia de simulação para iniciados. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.15-22.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000519927.

Introdução:

A evidência científica suporta o uso de simuladores de realidade virtual na fase inicial da formação. Contudo, persiste a necessidade de um programa padronizado, que garanta uma preparação adequada dos formandos, com conhecimento e competências básicas, antes de transitarem para o treino em pacientes. Desenhámos um programa de treino estruturado e progressivo em endoscopia digestiva alta (EDA) e colonoscopia, pretendendo este estudo avaliar o seu impacto no desempenho cognitivo e técnico.

Métodos:

Estudo prospetivo e multicêntrico, focado no programa de treino “Endoscopia I, 2018.” Este curso incluiu um módulo teórico e um módulo prático (20 h) no simulador GI Mentor II®. Foram recrutados internos de Gastrenterologia do 1° ano. Realizou-se um pré-teste e um teste para avaliar o componente cognitivo e foram usados casos virtuais selecionados, de EDA e colonoscopia, para avaliar o componente técnico pré e pós-treino. A prática incluiu exercícios psicomotores (Navigation I, Endobubble I), 4 casos virtuais de EDA e 4 de colonoscopia. As métricas aplicadas na avaliação foram o tempo até à segunda porção duodenal (D2)/cego (segundos), a eficiência da inspeção (%) e o tempo que o paciente teve dor (%).

Resultados:

Vinte e três participantes incluídos, a maioria do género feminino (67%), com idade média de 26 ± 0.7 anos. Comparando o pré-teste versus (vs.) teste, o resultado da avaliação cognitiva melhorou (11/15 vs. 14/15; p < 0.001). Relativamente à avaliação técnica após o treino: na EDA, o tempo para alcançar D2 foi significativamente menor (193 vs. 63 s; p < 0.001) e a eficiência da inspeção foi significativamente melhor (64 vs. 91%; p < 0.001); na colonoscopia, o tempo até ao cego foi significativamente menor (599 vs. 294 s; p = 0.001), o tempo em que o paciente teve dor foi significativamente menor (27 vs. 10%; p = 0.005) e a eficiência da inspeção revelou uma tendência de melhoria (50 vs. 68%; p = 0.062).

Conclusão:

O presente programa de treino em endoscopia básica para iniciados está alinhado com as recomendações internacionais e demonstrou um impacto significativo na aquisição de capacidades cognitivas e técnicas.

Palavras-chave : Simulador virtual; Endoscopia; Educação; Competência clínica.

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