SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número6Modelo preditivo para evitar a paracentese de seguimento na peritonite bacteriana espontâneaTratamento Instrumental da Doença Hemorroidária: Laqueação Elástica versus Escleroterapia - Revisão sistemática e Meta-análise índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

POLICARPO, Sara Raquel Osório; MACHADO, Mariana V.; BARREIRA, David  e  CORTEZ-PINTO, Helena. Intervenção nutricional no FGNA: resultados de uma abordagem multidisciplinar. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.31-38.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000520529.

Resumo

Introdução:

Mudanças no estilo de vida são a base do tratamento do fígado gordo não-alcoólico (FGNA). O nosso objetivo foi avaliar a magnitude da perda de peso num grupo de doentes com FGNA sujeitos a intervenção nutricional e acompanhados por uma equipa multidisciplinar.

Métodos:

Os doentes foram avaliados antes e após uma intervenção nutricional de 12 meses (dieta mediterrânica com objetivo de perda ponderal). Os doentes que recusaram follow-up multidisciplinar, receberam recomendações gerais de estilo de vida e foram designados como grupo de tratamento convencional e usados como comparação com o grupo de tratamento multidisciplinar (MD), que em adição às recomendações gerais, recebeu plano nutricional personalizado.

Resultados:

Dos 77 pacientes com FGNA documentado, 31.2% dos pacientes estavam em pré-obesidade e 55.8% eram obesos; 66 pacientes constituíram o grupo MD e 11 o grupo de tratamento convencional. Após 3 meses, 89% dos pacientes perderam peso, aos 6 meses, 75.4% mantiveram a perda de peso. Aos 12 meses, 65% dos pacientes ainda diminuíram o seu peso, com 92.2% dos pacientes no grupo MD mantendo um peso inferior ao inicial vs. 50% no grupo convencional (p = 0.008). Apenas os pacientes do grupo MD, conseguiram uma perda de peso superior a 10% (9.6%; n = 6). Aos 12 meses, os pacientes do grupo MD apresentaram redução média de 4.2 kg vs. redução de 0.6 kg no grupo de tratamento convencional (p = 0.016). O grupo MD apresentou diferenças significativas nas enzimas hepáticas aos 12 meses em comparação com valores iniciais.

Conclusão:

A abordagem multidisciplinar em pacientes com FGNA é efetiva, com maior perda de peso durante o acompanhamento de 12 meses e maior taxa de perda de peso mantida, em comparação com acompanhamento exclusivamente pelo hepatologista.

Palavras-chave : Intervenção nutricional; Dieta mediterrânica; Fígado gordo não-alcoólico; Equipa multidisciplinar; Perda ponderal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )