SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número6Tratamento Instrumental da Doença Hemorroidária: Laqueação Elástica versus Escleroterapia - Revisão sistemática e Meta-análiseEndoftalmite endógena e abscesso hepático: infeção metastática ou coincidência? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

CAMPOS, Sara Teles de et al. Reconstrução endoscópica de um via de aporte oral usando uma abordagem rendez-vous. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.50-55.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518913.

Introdução:

A abordagem da descontinuidade esofágica permanece desafiante e frequentemente envolve cirurgias reconstrutivas complexas. A técnica endoscópica de rendez-vous pode ser interessante em casos de obstrução esofágica completa.

Apresentação do caso:

Descrevemos um caso de sucesso de recanalização endoscópica do lúmen esofágico de um doente com descontinuidade esofágica de longa duração, em resultado de múltiplas cirurgias e quimioradiação por um carcinoma pavimento-celular da hipofaringe, que resultou numa amputação cervical major, construção de uma neofaringe e encerramento cirúrgico definitivo do esófago com colocação de PEG. Por técnica de rendez-vous (peroral e por gastrostomia) e sob apoio radiológico, foi realizada punção da neofaringe, seguido de dilatação com balão e colocação de prótese metálica coberta para criar um neo-esófago. Cinco semanas depois, a prótese foi removida (por técnica stent-in-stent). Não ocorreram complicações. O doente tem mantido capacidade de ingerir comida pastosa e é submetido a vigilância regular endoscópica para controlar/tratar uma estenose do lúmen do neo-esófago.

Conclusão:

Este caso ilustra o tratamento endoscópico bem-sucedido de um doente com obstrução pós-cirúrgica completa do esófago. Esta abordagem deverá ser considerada no arsenal terapêutico destes quadros clínicos complexos.

Palavras-chave : Cancro da cabeça e do pescoço; Obstrução completa do esófago; Endoscopia combinada anterógrada-retrógrada rendez-vous; Recanalização endoscópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )