SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número6Reconstrução endoscópica de um via de aporte oral usando uma abordagem rendez-vous índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

CORREIA, Catarina et al. Endoftalmite endógena e abscesso hepático: infeção metastática ou coincidência?. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.6, pp.56-61.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000518587.

A Klebsiella pneumoniae, bactéria gram-negativa, é causa comum de infeções graves, incluindo abscesso hepático piogénico. A disseminação da K. pneumoniae para outros órgãos, incluindo o olho, está associada a morbimortalidade significativas. A endoftalmite endógena por K. pneumoniae, apresenta um mau prognóstico. Apresentamos o caso de uma mulher de meia-idade com um abscesso hepático por K. pneumoniae. A paciente desenvolveu en doftalmite metastática, tratada agressivamente com antibióticos sistêmicos. O abscesso hepático foi resolvido com antibioterapia e drenagem percutânea. No que diz respeito à endoftalmite a paciente acabou por ter alta clínica sem recuperação da visão. A disseminação metastática para o olho deve ser considerada em todos os pa cientes com abscessos hepáticos que apresentam sinais e sintomas oculares, a fim de estabelecer um diagnóstico oportuno de endoftalmite endógena.

Palavras-chave : Endoftalmite endógena; Abscesso hepático piogénico; Drenagem percutânea; Klebsiella pneumoniae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )