SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Efficacy and Safety of Laparoscopic Endoscopic Cooperative Surgery in Upper Gastrointestinal Lesions: A Systematic Review and Meta-AnalysisDevelopment of a Model to Predict Liver Decompensation prior to Transarterial Chemoembolization Refractoriness in Patients with Intermediate-Stage Hepatocellular Carcinoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

GUEDES, Tiago Pereira et al. Infeção por Aeromonas e doença inflamatória intestinal: uma análise retrospetiva. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.20-28.  Epub June 01, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000520272.

Introdução:

A etiologia da Doença Inflamatória Intestinal (DII) é complexa e resultante da interação de diversos fatores, nomeadamente microbiológicos. A infeção por Aeromonas caracteriza-se por um espectro alargado de manifestações clínicas. O papel da infeção por Aeromonas na DII não está caracterizado.

Objetivos:

Avaliar o significado da infeção por Aeromonas na DII e as diferenças com a infeção em doentes não-DII.

Métodos:

avaliação retrospetiva e observacional de todos os doentes com isolamento microbiológico de Aeromonas em amostras fecais num período de 10 anos, num hospital terciário.

Resultados:

foram avaliados 50 doentes, 56% do sexo masculino, com idade média de 42.1 anos. Doze (24%) com diagnóstico de DII e trinta e oito (76%) não-DII. Os doentes com DII encontravam-se mais frequentemente sob imunossupressão. Dois doentes foram assintomáticos, 44% desenvolveram doença ligeira, 44% moderada e 16.7%severa, havendo maior tendência para infeção severa nos DII. Os doentes não-DII apresentaram mais frequentemente febre e os DII diarreia sanguinolenta e dor abdominal. O uso de antimicrobianos foi superior no grupo DII e a utilização de corticoesteroides foi exclusiva nestes doentes. Isolamento concomitante de outros agentes microbiológicos ocorreu em 4 doentes não-DII e 2 com DII tinham histologia compatível com infeção por Citomega-lovírus. Da população DII, 4 eram Colite Ulcerosa e 9 Doença de Crohn com envolvimento cólico. Destes, 5 receberam o diagnóstico após a infeção por Aeromonas.

Conclusão:

A apresentação clínica da infeção por Aeromonas foi distinta entre as populações DII e não-DII, sendo que os doentes DII apresentaram doença mais severa e maior utilização de antimicrobianos. A infeção na DII ocorreu essencialmente em doentes com envolvimento cólico.

Keywords : Aeromonas; Doença inflamatória intestinal; Doença de Crohn; Colite ulcerosa; Infeção gastrointestinal; Imunologia; Microbiologia e doença inflamatória intestinal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )