SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Anastomotic Leaks following Esophagectomy for Esophageal and Gastroesophageal Junction Cancer: The Key Is the Multidisciplinary ManagementIsolated Intracardiac Metastasis: The First Sign of Hepatocellular Carcinoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

JAURRIETA-RICO, Cesar et al. Biópsia por agulha fina com 22-gauge: estudo comparativo em lesões sólidas pancreáticas. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.49-56.  Epub June 01, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000521465.

Introdução:

A aquisição de tecido através de punção com agulha fina guiada por ecoendoscopia é o padrão para o diagnóstico de neoplasias pancreáticas malignas; contudo, a sua sensibilidade e especificidade é altamente variável. A biópsia por agulha fina (FNB) usando agulhas cortantes foi desenvolvida para ultrapassar as limitações atuais. Este estudo comparou duas agulhas de FNB na aquisição de tecido de lesões pancreáticas sólidas.

Métodos:

Amostras obtidas de doentes com lesões pancreáticas sólidas utilizando agulha de FND de 22 gauge (Franseen ou reverse bevel) foram avaliadas retrospetivamente. Os outcomes primárias foram a rentabilidade diagnóstica e a adequabilidade das amostras. O outcome secundário foi a performance diagnóstica. A análise estatística foi realizada através de tabelas de contingência 2 × 2 para cálculo da sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo e acuidade para cada tipo de agulha. As proporções foram calculadas utilizando o teste-Z. Para variáveis quantitativas foi realizada análise comparativa com teste t-Student. Variáveis qualitativas e não pareadas foram comparadas com teste exato de Fisher.

Resultados:

Foram incluídos 63 doentes com lesões pancreáticas (33 no grupo FNB Franseen e 30 no grupo reverse bevel). Foram obtidas amostras adequadas em 97% do grupo Franseen vs 80% no grupo reverse bevel, sendo a rentabilidade diagnóstica de 93.9 e 66.7%, respetivamente. Não houve diferenças no número de passagens nem nas complicações. A sensibilidade e especificidade foram, respetivamente, de 93.5 e 100% no grupo Franseen versus 71 e 100% no grupo reverse bevel.

Conclusões:

A agulha Franseen foi mais efetiva na aquisição de amostras de lesões pancreáticas do que a agulha reverse bevel.

Keywords : Biopsia; agulha-fina; Neoplasia pancreática; Ecoendoscopia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )